AUNe E METROPLAN UNEM ESFORÇOS PARA IMPLANTAÇÃO DE REGIÃO METROPOLITANA DA SERRA GAÚCHA PDF Imprimir E-mail

O Comitê Técnico da Aglomeração Urbana do Nordeste-AUNe recebeu ontem, dia 12, a visita do Superintendente da Metroplan, Oscar Escher, e uma equipe de sete técnicos para discutir a implantação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Durante reunião o Superintendente destacou a importância de construir coletivamente com os municípios envolvidos a estrutura de funcionamento da nova Região Metropolitana. “ Por isso, o arrastão da Metroplan hoje aqui. Precisamos de um cronograma de trabalho efetivo”, enfatiza Escher.

A discussão do cronograma de trabalho para a elaboração de minutas legislativas e encontros com os municípios envolvidos terá início na próxima quarta-feira, dia 19. Para isso, o grupo conta com a participação dos técnicos dos 10 municípios da AUNe, com o escritório local da Metroplan, com o assessor da Universidade de Caxias do Sul na AUNe, José Antonio Adamoli e equipe de técnicos da Metroplan. As reuniões serão semanais, coordenadas pela arquiteta urbanista Flávia Breda. “Este grupo terá a responsabilidade de aprofundar formas de gerenciamento, fonte de recursos, monitoramento, entre outros, que após serão discutidas com todos os municípios envolvidos”, destaca Flávia.

Os municípios da região Metropolitana da Serra Gaúcha terão abertos novos canais de financiamento. Um deles é a estruturação de fundo de gestão, onde os Municípios deverão repassar recursos efetivos para o encaminhamento dos assuntos definidos como de competência Regional. Outro é o acesso a novos canais de financiamento no Governo Federal como Caixa Econômica Federal, Ministérios, BNDES e Banco do Brasil. Segundo o Superintendente da Metropolan, a Região Metropolitana da Serra Gaúcha vem para criar um ambiente favorável para que todos entendam a importância do trabalho regional para o desenvolvimento sustentável e conjunto de uma região com afinidades.