SOBRE A AUNe

 

1) O que é ?

 

  A Aglomeração Urbana do Nordeste - AUNe RS, é uma instância de planejamento e gestão regional, que tem como finalidade articular e integrar as ações públicas de interesse comum, da região formada pelos 10 municípios integrantes.

 

2) Como foi instituída ?

 

    A Aglomeração Urbana do Nordeste foi criada pela Lei Complementar 10.350, de 28 de dezembro de 1994, com base no Art. 16 da Constituição Estadual e no Art. 25 da Constituição Federal.
  Os primeiros estudos da Aglomeração foram realizados no início da década de 70 pela Universidade de Caxias do Sul e pela Fundação IBGE RS. Nos anos 80, foi decisiva a intervenção do Governo do Estado através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Planejamento Territorial e Obras, bem como do Poder Executivo e Legislativo dos municípios envolvidos.
  A participação dos municípios na Aglomeração Urbana do Nordeste foi autorizada através de Leis Municipais, aprovadas pelas Câmaras Municipais de Vereadores e sancionadas pelos Prefeitos dos 10 Municípios, nos anos de 1995 e 1996.

 

3) Quais municípios compõem a AUNe ?

 

   A Aglomeração Urbana do Nordeste é integrada pelos Municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Santa Tereza e São Marcos.
  Na região, destacam-se dois grupos de municípios em processo de intensa conurbação: de um lado, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e de outro, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha.

 

Municípios que compõem a AUNe

 

4) Como a AUNe se organiza ?

   A AUNe se organiza através de dois comitês:

 

    Comitê Deliberativo 2013

 

    Comitê Técnico

 

  É possível conferir as atividades realizadas por eles, clicando aqui.

 
 

Login de Acesso



 

Usuários Online

Nós temos 4 visitantes online