Aglomeração Urbana do Nordeste realiza diagnóstico de turismo e cultura PDF Imprimir E-mail
Ter, 17 de Novembro de 2009 16:49

A Aglomeração Urbana do Nordeste - AUNe  iniciou a coleta de dados para realização de um Estudo e diagnóstico das potencialidades e deficiências do turismo e da cultura nos municípios de sua abrangência (Caxias do Sul, Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos).

O estudo, coordenado pelo Comitê Temático de Turismo e Cultura da AUNe, deverá apontar aos prefeitos dos 10 municípios as necessidades emergenciais e prioritárias para um desenvolvimento integrado da região. "A partir dele, os municípios terão mais subsídios para planejar ações locais, fortalecendo o desenvolvimento regional de forma integrada", diz o turismólogo Fernando Tecchio, coordenador do Comitê Temático de Turismo e Cultura.

Na pauta da pesquisa está a gestão pública de turismo e cultura.  Com o trabalho serão coletados dados referentes aos equipamentos de turismo e cultura, roteiros turísticos, estrutura administrativa, orçamentos municipais, políticas públicas e legislações municipais que contribuem para o desenvolvimento das duas áreas."Este trabalho faz parte do processo de estudos referentes ao Planejamento Regional da Aglomeração Urbana, que viabilizará a regionalização das políticas, potencializando esforços e recursos municipais e se integrando às demais ações de desenvolvimento social, econômico e ambiental da região", destaca Flávia Breda, coordenadora do Comitê Técnico da AUne.

O trabalho também conta com o apoio e acompanhamento do grupo de pequisadores do  Observatório de Turismo e Cultura-Observatur - resultado da parceria entre AUNe e Universidade de Caxias do Sul -, representado nas reuniões pela Mestrando em Turismo, Ana Maria De Paris Possamai.  Para o coordenador do Observatório, professor Dr. Edegar Tomazzoni, que  participou das discussões para a definição do formulário de pesquisa com contribuições teóricas à pesquisa de campo, "isso mostra a relação de intercâmbio entre Universidade e as organizações regionais, de acordo com o objetivo do Observatur de produzir coletivamente o conhecimento e de socializá-lo".

Os técnicos de turismo e cultura da Aune realizarão visitas aos municípios durante os meses de outubro e novembro para o recolhimento dos formulários de pesquisa, checagem dos dados com os respectivos secretários e prováveis esclarecimentos de dúvidas.  "O objetivo de nossa visita aos municípios é termos uma 'temperatura' real da organização dos espaços de trabalho, fazer um contato geral com as equipes e ainda a efetividade do preenchimento dos dados do questionário, fundamental para o resultado desejado deste trabalho”, explica Fernando.

As primeiras visitas foram realizadas nos dias 01 e 08 de outubro e continuarão conforme cronograma proposto aos municípios. Após o levantamento dos dados, o Comitê Temático, em conjunto com o Comitê Técnico da AUNe, composto por técnicos de planejamento dos municípios, realizará o mapeamento dos dados coletados.  "A previsão é de lançarmos os primeiros dados a partir de 15 de outubro, gerando as primeiras informações do diagnóstico, mas pretendemos produzir o texto e a cartografia final do diagnóstico até o final de dezembro", afirma  o turismólogo.

Cronograma de visitas aos municípios:

MUNICÍPIO

MUNICÍPIO