Trem Regional- apresentação pública do início do estudo de viabilidade PDF Imprimir E-mail
          Na sexta feira, 05/03/2010, no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, às 17 horas, foi realizada no estande da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul a solenidade de apresentação pública do início do estudo de viabilidade do Trem Regional da Serra Gaúcha, ligando Caxias do Sul a Bento Gonçalves passando por Farroupilha, Carlos Barbosa e Garibaldi. Na ocasião, foi demonstrado pelo Labtrans- Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina, o conteúdo do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental para Implantação de Trem Regional de Passageiros que está sendo realizado para nossa região.

Este trabalho tem como objetos principais: o estabelecimento e análise dos elementos intervenientes e de apoio à tomada de decisão para elaboração do Plano de Outorga, dar resultados quanto à atratividade  do investimento, seja público ou privado, além de apresentação de possíveis interessados na implantação do projeto.Serão elaborados vários relatórios técnicos, dentre os quais: caracterização do trecho, análises de oferta e demanda, estudo de viabilidade técnica, econômica, financeira, social e ambiental, além de indicativos para elaboração de um projeto básico para elaboração de um Plano de Outorga.

O estudo está dividido em cinco fases:

1- levantamento de dados e informações, onde são levantados: dados demográficos e sócio-econômicos dos municípios, situação da rede ferroviária existente, dados sobre transporte rodoviário, desenvolvimento regional, etc., além de realizados levantamentos de campo. Nesta fase está previsto um estudo ambiental seguindo a resolução 349 do Conama.

2- análise e previsão de demanda e caracterização de oferta, iniciando com entrevistas com a população nos pólos geradores de tráfego, rodovias e terminais rodoviários, podendo haver pesquisa embarcada nos ônibus que fazem a linha, e posterior análise técnica dos dados obtidos. Nesta fase também é estudada a caracterização da oferta, com itens como material rodante, traçado, via,  sistema de controle de tráfego, programação operacional, dentre outros. Visa determinar itens como velocidade do trem e tempo de percursos, dimensionamento da frota e programação de horários.

3- análise de viabilidade do projeto, com estimativas de custos de operação, manutenção e administração do mesmo, contendo simulações, cenários e análises de risco, além de identificação de possíveis segmentos interessados.

4- indicativos para elaboração de um projeto básico para elaboração do Plano de Outorga.

5- apresentação final do estudo, em audiência pública.

Fonte das informações estudo- apresentação Labtrans- Rodolfo Philippi, Eng. Civil, MSc.