O que é o Projeto Trem Regional PDF Imprimir E-mail

O projeto prevê a ligação entre as cidades de Caxias do Sul, Farropilha, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves através do transporte ferroviário de passageiros. A Aune foi designada como articuladora e porta-voz das demandas regionais sobre as questões da retomada do trem na região, no Seminário Serra Gaúcha nos Trilhos, que aconteceu em agosto de 2008. Foi criado o ComitêTrem e Desenvolvimento Regional, que vem trabalhando o assunto reunindo os diversos segmentos da região nas tomadas de decisão sobre o tema.

Percurso dos trilhos. Fonte imagem: Google Earth trabalhada por Aune

Um dos veículos que está sendo usado para o tranporte ferroviário de passageiros é o VLT- Veículo Leve Sobre Trilhos, que é moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que as antigas locomotivas.

Tem facilidade de inserção em tecidos urbanos, raios de curvatura reduzidos, capacidade de superar rampas expressivas,  baixo nível de vibração e boa convivência com os demais veículos. Pode ter motores híbridos ou movidos a gás natural, com ganho ambiental e alto índice de eficiência, sendo um transporte seguro e de qualidade.

VLT- Veículo Leve sobre Trilhos. Fonte imagem: http://jornaloexpresso.files.wordpress.com

Este projeto pode trabalhar não apenas a solução de transporte para a região, mas também uma revitalização urbana e requalificação dos espaços, com reorganização de fluxos, solução para problemas habitacionais ao longo das faixas de domínio, integração com os demais modais, além da oportunidade de trabalho regional conjunto dos diversos municípios.

Além disso, os estudos prevêem que haja compatibilização com o Trem Turístico Maria Fumaça no trecho que opera.

Conheça os painéis apresentados no Seminário Serra Gaúcha nos Trilhos e outros que ocorreram na Série a Cidade nos Trilhos pelo país, acessando: www.cbtu.gov.br. Você deve acessar a barra Eventos e após Série.