Seminário de Transporte Ferroviário de Cargas PDF Imprimir E-mail

Aconteceu nos dias 7 e 8 de junho na Câmara de Indústria e Comércio- CIC de Caxias do Sul, o 2º Seminário de Tranposte Ferroviário de Cargas.

Nos dois dias do evento foram debatidos assuntos como a capacidade e situação da ferrovia existente, quantidade de cargas que circulam na região e as possibildiades desse transporte vir a contecer pelo modal ferroviário. Dentre os palestrantes, estiveram o gerente de Relações Corporativas e Aduaneiras do RS da empresa ALL- América Latina Logística, Miguel Evangelista Jorge, o professor Rodolfo Nicolazzi Phillipi, engenheiro de Transportes e coordenador do Laboratório de Tecnologia de Transportes e Tráfego da Universidade Federal de Santa Catarina, e o gerente de Marketing da empresa Randon SA, Sr Claude Domingues Padilha.

No final do encontro foi assinada uma Carta com deliberações do Seminário.

Programação completa

7 de junho- segunda-feira - tarde

12:00hs- Abertura: reunião almoço: Ferroeste: Avanços e Desafios. Samuel Gomes- Diretor-presidente da Ferroeste

14:00hs- Resgate Histórico do Trem em Caxias do Sul. Antônio Feldmann. Secretário Municipal de Cultura de Caxias do Sul.

14:45hs- Desativação da Ferrovia e Impacto na Logística e Desenvolvimento da Região. José Adamoli. Coordenador dos Coredes da Região Funcional 3 e secretário-executivo do COREDE Serra. Mediação: Nelson Sbabo. Vice-presidente de Comércio da CIC de Caxias do Sul.

15:30 hs- intervalo

15:45hs- Visão das Entidades e Busca da Reativação do Transporte Ferroviário. Mediador e Abertura: Nelson Sbabo. Vice-presidente de Comércio da CIC de Caxias do Sul.

Jorge Spinelli Dutra. Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade da Prefeitura de Caxias do Sul, representando o prefeito José Ivo Sartori presidente da Aune.

Ademir Petry. presidente das Associações das Entidades Representativas da Classe Empresarial da serra Gaúcha- CICs Serra.

Isidoro Zorzi. Presidente do COREDE Serra.

8 de junho- terça- feira. manhã

8:00hs. Credenciamento.

8:30hs. Abertura.

9:30hs. Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul: O que foi e será feito. José Alfredo Parode. Secretário de Estado do Planejamento e Gestão do RS.

11:00 hs. O Crescimento do Transporte Ferroviário 13 anos após a Desestatização. Miguel Ângelo Evangelista Jorge. Gerente de Relações Corporativas e Aduaneiras do RS da América Latina Logística- ALL.

11:50- perguntas aos palestrantes.

8 de Junho- terça-feira- tarde.

14:00hs. Plano Diretor do Transporte Ferroviário Para a Região do Codesul. Rodolfo Nicollazzi Philipi. Engenheiro de Transportes e Coordenador do Laboratório de Tecnologia de Transportes e Tráfego (Labtrans). Universidade Federal de Santa Catarina.

14:15hs. O Conselho de Infraestrutura da FIERGS e a Logística. Paulo Renato Menzel. Diretor da INTELOG/NEWSLOG e Conselheiro do Grupo Temático de Logística do COINFRA da FIERGS.

15:00hs. Intervalo.

15:15hs. Panorama Ferroviário do Brasil. Paschoal de Mário. Assessor Técnico do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE).

16:10hs. A Evolução do Transporte Ferroviário de Cargas no Brasil. Claude Domingues Padilha. Gerente de Marketing da Randon SA Implementos e Participações.

16:35hs. Perguntas dos Palestrantes

17:00hs. Palavra do Presidente da Aune- Prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori. Assinatura da Carta com Deliberações do Seminário.