Comitê Técnico da AUNe participa de Congresso Mundial PDF Imprimir E-mail

As arquitetas Rosana Guarese, da prefeitura de Bento Gonçalves e Constance Manfredini, da prefeitura de Garibaldi apresentaram o poster " Buscando Caminhos para Fortalecer o Planejamento Regional: o Caso da Aglomeração Urbana do Nordeste", durante o 54º IFHP World Congress , “Construindo Comunidades para as Cidades do Futuro”, realizado em Porto Alegre, de 14 a 17 de novembro de 2010.

O congresso deu enfoque as formas de constituição das comunidades como fundamentais para o funcionamento e qualificação dos territórios urbanos. O objetivo foi o de discutir sobre as questões urbanas e o intercâmbio de conhecimentos e experiências sob uma perspectiva internacional.

No poster, as arquitetas, membros do Comitê Técnico da AUNe, apresentaram a dinâmica do planejamento regional que a AUNe desenvolve. Para Rosana Guarese o importante foi mostrar a experiência da Aglomeração como um exemplo de trabalho conjunto entre municípios que funciona e dá resultados práticos e positivos. Constance Manfredini destaca que a participação neste tipo de evento proporciona a troca de experiências sobre o tema e contribui para o avanço do trabalho da Aglomeração.

Atualmente a AUNe é composta por Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, São Marcos e Santa Tereza, envolvendo aproximadamente 691.493 habitantes (IBGE, 2009). Além dos dez municípios citados, também fazem parte a Metroplan e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Sua forma de trabalho se dá através de duas instâncias: o Conselho Deliberativo e o Comitê Técnico. O Conselho Deliberativo é formado pelos Prefeitos e Presidentes de Câmara dos 10 municípios, que se reúnem mensalmente ou por demanda, e são os responsáveis pelas decisões e encaminhamentos políticos. O Comitê Técnico trabalha semanalmente, discutindo questões regionais, elaborando mapas, cadernos e informativos, a fim de dar suporte técnico às decisões do Conselho. É formado por técnicos dos dez municípios, da Metroplan e professores da UCS. Dentre os assuntos abordados estão: as estruturas de circulação, discutindo a reativação do transporte ferroviário, a implantação de um aeroporto regional e o planejamento das rodovias (novos trechos, duplicações); abastecimento de água urbano e as bacias hidrográficas que ultrapassam limites municipais; potencialização do turismo com a criação de roteiros turísticos regionais; proteção ambiental com o fortalecimento das estruturas ambientais como o Vale do Rio das Antas; recuperação e preservação ambiental e destinação dos resíduos sólidos urbanos; delimitação de espaços urbanos e rurais e a valorização de suas atividades, respeitando os aspectos culturais, sociais e econômicos; compatibilização dos planos diretores municipais e inserção da sociedade no processo de planejamento.