Aglomeração Urbana do Nordeste elege presidência para 2011 PDF Imprimir E-mail

O Conselho Deliberativo da Aglomeração Urbana do Nordeste – AUNe, em reunião realizada no dia 13 de dezembro de 2010, elegeu a nova presidência da AUNe para o ano de 2011.

O prefeito de São Marcos, Evandro Bonella Ballardin, foi eleito Presidente por unanimidade dos presentes. Para o cargo de Vice Presidente foi aprovada a indicação de um presidente de Câmara de Vereadores a ser eleito na primeira reunião do Conselho no ano de 2011, devido às novas nomeações das presidências das Câmaras de Vereadores. Para o cargo de Secretário do Conselho Deliberativo da AUNe foi indicado o prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilotto.

O Presidente eleito, Evandro Ballardin, manifestou sua satisfação com a indicação e discorreu sobre a importância dos trabalhos de ordem regional, conclamando a todos os presentes para participar e auxiliar nos importantes trabalhos que estão em andamento na Aglomeração e em futuros projetos estruturais para a região. Salientou a elaboração dos Planos de Saneamento, indicados como prioridade para o próximo período, a serem desenvolvidos em conjunto entre os municípios da AUNe.

Participaram da reunião os prefeitos Fernando Xavier da Silva de Carlos Barbosa, José Ivo Sartori de Caxias do Sul, Ademir Baretta de Farroupilha, Evandro Bonella Ballardim de São Marcos, Vice Prefeito de Garibaldi Francisco Tedesco e membros do Comitê Técnico da AUNe.

Também estiveram presentes o Reitor da Universidade de Caxias do Sul Isidoro Zorzi e representantes de municípios da AMESNE, o Prefeito Marino Testolin de Nova Roma do Sul, Prefeito Waldemar De Carli de Veranópolis e Secretário de Planejamento Luiz Carlos Zelinski de Guaporé, que participarão do Projeto de Cartografia Regional com os municípios da AUNe.

Na ocasião, a Coordenadora do Comitê Técnico, arquiteta Flávia Breda, fez um relato das atividades do Comitê, salientando projetos importantes como o da Cartografia Regional e do Trem Regional, que estão em andamento na AUNe. Também apresentou estudos realizados relativos ao Turismo e Resíduos Sólidos da AUNe e salientou a necessidade de capacitar a região para o Planejamento e a Gestão Ambiental.

A Aglomeração Urbana do Nordeste - AUNe RS, é uma instância de planejamento e gestão regional, que tem como finalidade articular e integrar as ações públicas de interesse comum da região formada pelos 10 municípios que a integram: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Santa Tereza e São Marcos.