AUNe e Universidade de Caxias do Sul lançam projeto de Cartografia Regional PDF Imprimir E-mail

A Aglomeração Urbana do Nordeste/AUNe e a Universidade de Caxias do Sul lançaram no dia 13 de dezembro de 2010 o projeto “Cartografia Regional”, que prevê a Unificação e Qualificação da Cartografia hoje existente. O lançamento oficial aconteceu às 14h30min, na sala do Reitor, situada no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, na RS 122, Km. 69.

O projeto cartográfico regional abrange 14 municípios da região, sendo nove da AUNe (Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Santa Tereza e São Marcos) e cinco da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste/AMESNE (Antonio Prado, Fagundes Varela, Guaporé, Nova Roma do Sul e Veranópolis), compreendendo uma área territorial de aproximadamente 3.500Km², beneficiado uma população de mais de 350.000 habitantes. O projeto, a ser desencadeado a partir da assinatura do convênio entre a Universidade de Caxias do Sul e os 14 municípios da região, se constitui na terceira etapa de uma proposta ampla de unificação da base cartográfica regional. Será desenvolvido com a aquisição dos pares estereoscópicos por imagens de satélite de alta resolução (0,5 metros), estruturação de um laboratório de informática permanente na Universidade de Caxias do Sul e capacitação dos Técnicos municipais para processamento das imagens com vistas à obtenção do modelo digital do terreno - MDT, cuja finalidade é obter curvas de nível com equidistância máxima de 5 metros, podendo chegar a 2,5 metros.

Outras ações já foram desenvolvidas na busca da unificação cartográfica, destacando-se a  implantação dos marcos geodésicos, homologados junto ao IBGE, em cada um dos municípios participantes do projeto e a realização do primeiro módulo de capacitação técnica em conceitos de cartografia, ministrado aos técnicos municipais pela Universidade de Caxias do Sul.

Segundo o membro do comitê técnico da AUNe, pelo município de Farroupilha, Rui Oliveira, a realização conjunta desse projeto possibilitou a economia de no mínimo um milhão de reais para a região. Para ele, o projeto de unificação e qualificação da cartografia regional é um projeto estruturante e estratégico para o planejamento municipal e regional, pois é através dele que nove municípios da AUNe e cinco da AMESNE poderão elaborar seus estudos e projetos com qualidade e precisão de dados e informações, além de uma total integração entre os mesmos.

Outro destaque do projeto é que ele vai fazer o mapeamento completo das áreas urbanas e rurais dos municípios. Segundo o assessor da AUNe pela Universidade de Caxias do Sul, Carlos Eduardo Pedone, todos os municípios da região ainda têm trabalhado com o mapeamento do exército de 1975. "Esse projeto é ímpar por ser a única cartografia regional deste gênero no país", destaca Pedone.

A atuação da AUNe , com foco específico no planejamento regional, é resultado do trabalho conjunto dos prefeitos, presidentes de Câmara de Vereadores, técnicos municipais e da Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto de Administração Municipal/IAM.

Neste contexto, merece destaque o projeto de cartografia regional, construído conjuntamente pelos técnicos dos Municípios da Aglomeração e por professores especializados da Universidade de Caxias do Sul. Para o Reitor Izidoro Zorzi, este projeto é um resultado concreto do trabalho regional, sendo uma demonstração de que, havendo vontade política e suporte técnico é possível fazer planejamento regional, onde cada Município dá sua contribuição para o desenvolvimento de uma região. “O papel da Universidade neste processo, como Instituição de Ensino de caráter regional e comunitário, está cumprindo sua missão e contribuindo para que a região avance e supere seus desafios no que se refere à atuação coletiva em busca de soluções conjuntas para as demandas que recebe”, ressalta o Reitor.

As ações da Aglomeração podem ser acompanhadas por meio de seu informativo impresso ou pelo site www.aune.rs.gov.br.

Informações :

Projeto Cartografia Regional :

Rui Oliveira - Membro do Comitê Técnico da AUNe pelo município de Farroupilha (54) 9983.9460

Carlos Eduardo Pedone - Professor da Universidade de Caxias do Sul e assessor da AUne (54) 9979. 0603

Reitor da Universidade de Caxias do Sul - Isidoro Zorzi