Diretor da Metroplan visita AUNe PDF Imprimir E-mail

O presidente do Conselho Deliberativo da AUNe, prefeito de São Marcos, Evandro Ballardin e a Coordenadora do Comitê Técnico Flavia Breda, receberam na manhã do dia 15 de junho, na sede da AUNe, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul o Diretor de Gestão Territorial da Metroplan Rodrigo Schnitzer, a Coordenadora de Gestão Territorial arquiteta Maria Elisabete Gomes de Aguiar e o Gerente do Escritório em Caxias do Sul, Marcus Aurélio Sartor. Também estavam presentes os assessores do Instituto de Administração Municipal - IAM UCS para a AUNe os arquitetos Carlos Alberto Pedone e Ilka Beatriz Filippini e os técnicos dos municípios do Aglomerado.

Durante a reunião, o diretor da Metroplan relatou que a entidade passou a fazer parte da Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano na gestão do governo Tarso Genro. O novo Secretário da pasta é o arquiteto Luiz Carlos Busato, pós-graduado em Urbanismo, e o  Diretor Superintendente da Metroplan,  Elir Domingo Girardi, foi prefeito de Igrejinha. Segundo Rodrigo Schnitzer, a equipe atual de trabalho da Metroplan está bastante sensível ao tema planejamento, bem como é conhecedora das demandas e dificuldades dos municípios.

A Metroplan deseja ampliar parcerias com a AUNe, além de diversificar os temas a serem abordados pelo escritório regional, que atualmente se dedica somente a fiscalização do transporte público intermunicipal. Nesse sentido, "a reestruturação da Metroplan ocorre com a intenção de assumir o papel do Estado no processo do planejamento regional das Aglomerações Urbanas", afirma o diretor de Gestão Territorial.

Para melhor atender as demandas regionais a Metroplan realizará concurso para admissão de novos técnicos. Segundo o Diretor de Gestão Territorial Rodrigo Schnitzer uma vaga será destinada ao Escritório Regional em Caxias do Sul. Schnitzer elogiou o trabalho desenvolvido pela AUNe e sugeriu a troca de suas experiências com as demais Aglomerações Urbanas do Estado.

O Presidente do AUNe, Evandro Ballardin, manifestou a importância da integração regional nos projetos e na captação de recursos, demonstrando ser este um grande objetivo da AUNe. Lembrou de outros temas como o Aeroporto Regional e o núcleo da Universidade Federal, comissões das quais a AUNe participa. No encontro também foram relatados os principais trabalhos em andamento na AUNe: Trem Regional, Cartografia Regional, Curso de Capacitação para os Planos Municipais de Saneamento e Estrutura Viária Regional.

A Metroplan manifestou o desejo de contribuir com a AUNe no Comitê do Trem com conhecimento técnico e ações junto às instâncias estaduais e federais; recursos para capacitação para Cartografia ou para atualização dos Planos Diretores; participação no curso de Saneamento e  nos estudos sobre a Estrutura Viária Regional.