Parceria entre UCS e AUNe capacita técnicos para elaboração de Planos Municipais de Saneamento PDF Imprimir E-mail

O Comitê Técnico da AUNe organiza em parceria com a Universidade de Caxias do Sul um curso de capacitação dos técnicos municipais para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento. Os Planos são previstos pela Lei Federal 11.445 de 2007, que estabelece as diretrizes e a política federal para o saneamento básico e obriga aos municípios a formulação de políticas públicas neste tema.

O processo de capacitação proposto pela UCS acontecerá de novembro de 2011 a julho de 2012, com a participação de 20 técnicos municipais. O curso acontecerá nas sextas feiras, em 2011, e nas quintas-feiras, em 2012, das 14 às 18 horas, no Campus 8 da UCS, rodovia 122 km 69, Caxias do Sul.

A Universidade de Caxias do Sul receberá até 5 de agosto a ficha de pré-inscrição, com a indicação do(s) participante(s) de cada Município. As pré-incrições deverão ser enviadas para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , informando o nome do Município, nome do técnico, profissão e cargo. Cada município poderá inscrever no máximo 5 técnicos.

Segundo a professora e bióloga Neide Pessin o Plano de Saneamento trata de estabelecer políticas e diretrizes que posteriormente nortearão a elaboração dos planos setoriais de abastecimento de água, resíduos sólidos, esgotos sanitários e drenagem urbana, bem como respectivos projetos executivos para captar recursos para as obras necessárias.