UCS e AUNe iniciam primeiro curso de capacitação para elaborar Planos Municipais de Saneamento PDF Imprimir E-mail

Foto Ilka Filippini

No dia 25 de novembro, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, o presidente da Aglomeração Urbana do Nordeste, prefeito de São Marcos Evandro Ballardin e a coordenadora do curso, professora e bióloga Neide Pessin participaram da abertura do curso de capacitação de técnicos para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento. Estavam presentes na solenidade representando a Metroplan, o engenheiro agrônomo e mestre em Planejamento Regional, Júlio Cesar Volpi, o presidente do Comitê da Bacia Taquari Antas, Daniel Schimitz, a vice presidente do Comitê da Bacia Caí, Claudia Maria Hansel, a coordenadora do Comitê Técnico da AUNe, Flávia Breda, o coordenador do projeto de Cartografia Regional e assessor técnico da AUNe, professor Carlos Eduardo Pedone, a assessora técnica da AUNe, arquiteta Ilka Filippini e técnicos dos seis municípios que participam do curso: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi e São Marcos.

Participam do curso, técnicos dos municípios nas áreas de planejamento, meio ambiente, agricultura e outras relacionadas ao tema. Segundo a professora Neide Pessin, os encontros tratarão de estabelecer políticas e diretrizes que posteriormente nortearão a elaboração dos planos setoriais de abastecimento de água, resíduos sólidos, esgotos sanitários e drenagem urbana, bem como respectivos projetos executivos para captar recursos para as obras necessárias.

Para a coordenadora do Comitê Técnico da Aune, a arquiteta Flavia Breda, a participação de diversos municípios da AUNe possibilitará a proposição de diretrizes ambientais de escala regional, visando a integração das políticas municipais na região da Aglomeração Urbana.

O curso acontecerá de novembro de 2011a julho de 2012, com a participação de 20 técnicos municipais. O curso acontecerá nas sextas-feiras, em 2011, e nas quintas-feiras, em 2012, das 14h às 18h, no Campus 8 da UCS, rodovia 122 km 69, Caxias do Sul.

7/12/2011

Foto Ilka Filippini