Cartografia Regional: Comitê Técnico define o Plano Ambiental Regional como ação prioritária PDF Imprimir E-mail

Em reunião ordinária realizada no dia 8 de agosto de 2012, na sede da AUNE, o Comitê Técnico, em face da finalização das ações que desencadearão na nova Cartografia Regional de Alta Precisão, definiu como ação estratégica e prioritária a geração do Plano Ambiental Regional.

A decisão baseou-se no fato de que os municípios poderão gerar diversos Modelos Digitais Analíticos (Mapas de Declividade, Cobertura, Uso Ocupação do Solo, Hidrológico, Vegetação, etc.) baseados na nova Cartografia Regional, bem como na necessidade iminente dos municípios de concluírem seus Planos de Saneamento.

A geração do Plano Ambiental Regional será vital para que os municípios elaborem os Planos de Saneamento com dados precisos e globais, visto que não possuem elementos suficientes e com qualidade adequada para a realização dos estudos técnicos necessários, principalmente no que diz respeito aos “pilares” dos Planos de Saneamento, que são a Gestão das Águas e a Drenagem.

Esta ação terá início tão logo se inicie os trabalhos de laboratório para a geração da nova Cartografia Regional, visto que os modelos a serem desenvolvidos dependerão da Capacitação dos Técnicos envolvidos.

A conclusão deste esforço conjunto será a geração do primeiro Atlas Ambiental Regional que terá a capacidade de “jogar luz” sobre um tema controverso, devido a grande falta de informações, e trazer para o nível do debate técnico uma questão de vital importância.