Trem Regional Avança PDF Imprimir E-mail

Caxias do Sul receberá em dezembro uma audiência pública em que será apresentado o projeto do trem regional. A informação foi passada ontem pelo Ministério dos Transportes ao diretor de Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Nelson Sbabo, em Brasília.
   O projeto do trem Caxias-Bento está proTrnto e foi citado ontem no seminário Trens de Passageiros – Uma Necessidade que se Impõe, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O estudo é o mais avançado dentre os nove considerados prioritários pelo Ministério, ao lado do trecho Maringá–Londrina, no Paraná.
   A audiência deverá ter a presença do coordenador de Trens Regionais de Passageiros do Ministério do Transporte, Euler Sampaio, e de técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina que realizaram o estudo de viabilidade. Todos os municípios contemplados pela linha serão convidados. A ligação passa por Farroupilha e, de Bento, terá extensões para Garibaldi e Carlos Barbosa.
   – Valeu a pena. O estudo está concluso – resumiu Sbabo, que viajou a Brasília ao lado dos secretários municipais Jorge Dutra (Planejamento) e Paulo Dahmer (Habitação, mas que acompanhou o processo quando respondia pela pasta do Planejamento).
   O governo pretende usar parcerias público-privadas para tocar os projetos. Os detalhes técnicos, como traçado e tipo de veículo, serão divulgados somente na audiência, que ainda não tem data marcada.
   Hoje (22/11/2012), Sbabo será recebido às 10h pelo superintendente de Transporte Ferroviário de Cargas da ANTT, Noburo Ofugi. O empresário quer conhecer o traçado definitivo da ferrovia Norte–Sul, que chegará ao porto de Rio Grande, e entregará documentos que embasam a reivindicação de um ramal que atenda à região Nordeste do Rio Grande do Sul.

Fonte: Jornal Pioneiro - 22/12/2012.