AUNe E METROPLAN UNEM ESFORÇOS PARA IMPLANTAÇÃO DE REGIÃO METROPOLITANA DA SERRA GAÚCHA PDF Imprimir E-mail

 

    O Comitê Técnico da Aglomeração Urbana do Nordeste-AUNe recebeu ontem, dia 12, a visita do Superintendente da Metroplan, Oscar Escher, e uma equipe de sete técnicos para discutir a implantação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Durante reunião o Superintendente destacou a importância de construir coletivamente com os municípios envolvidos a estrutura de funcionamento da nova Região Metropolitana. “ Por isso, o arrastão da Metroplan hoje aqui. Precisamos de um cronograma de trabalho efetivo”, enfatiza Escher.

     A discussão do cronograma de trabalho para a elaboração de minutas legislativas e encontros com os municípios envolvidos terá início na próxima quarta-feira, dia 19. Para isso, o grupo conta com a participação dos técnicos dos 10 municípios da AUNe, com o escritório local da Metroplan, com o assessor da Universidade de Caxias do Sul na AUNe, José Antonio Adamoli e equipe de técnicos da Metroplan. As reuniões serão semanais, coordenadas pela arquiteta urbanista Flávia Breda. “Este grupo terá a responsabilidade de aprofundar formas de gerenciamento, fonte de recursos, monitoramento, entre outros, que após serão discutidas com todos os municípios envolvidos”, destaca Flávia.

    Os municípios da região Metropolitana da Serra Gaúcha terão abertos novos canais de financiamento. Um deles é a estruturação de fundo de gestão, onde os Municípios deverão repassar recursos efetivos para o encaminhamento dos assuntos definidos como de competência Regional. Outro é o acesso a novos canais de financiamento no Governo Federal como Caixa Econômica Federal, Ministérios, BNDES e Banco do Brasil. Segundo o Superintendente da Metropolan, a Região Metropolitana da Serra Gaúcha vem para criar um ambiente favorável para que todos entendam a importância do trabalho regional para o desenvolvimento sustentável e conjunto de uma região com afinidades.

 
Região Metropolitana da Serra Gaúcha: Conselho Deliberativo analisa parecer técnico da METROPLAN PDF Imprimir E-mail


   No dia 13 de agosto, reuniram-se às 14h, no Campus 8 da UCS, os Prefeitos e Presidentes de Câmara para reunião Ordinária.
   Nesta reunião foi apresentado pela METROPLAN o parecer técnico sobre a criação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, discorrendo sobre as diversas questões técnicas que norteiam o tema.
   O parecer  apresentado pode ser visualizado acessando a seção de "Downloads -> Planejamento Regional" ou clicando 
aqui .

 
Trem Regional: comissão executiva planeja ações para o segundo semestre PDF Imprimir E-mail

 

A Comissão Executiva do Trem Regional  reuniu-se pela primeira vez nesta terça-feira (23) na Prefeitura de Caxias. Estiveram presentes o Prefeito de Farroupilha e presidente do Comitê Trem Regional, Claiton Gonçalves e seu chefe de gabinete, Jorge Fantinel, o vice-presidente do Comitê e  diretor de infraestrutura da CIC-Caxias, Nelson Fábio Sbabo,  o prefeito em exercício de Caxias do Sul e coordenador da Comissão Especial do Trem Regional de Caxias do Sul,  Antonio Feldmann e a Coordenadora de Comunicação de Caxias do Sul, Alexandra Baldisserotto.  

Na ocasião, foram discutidas  ações para o Comitê para o segundo semestre deste ano. Ficou definida a realização de audiências públicas nos municípios envolvidos no traçado do Trem Regional - Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves. A primeira audiência ficou agendada para o dia 26 de agosto, em Farroupilha.

No dia 19 de agosto, ao prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, recebe todos  os membros do Comitê Trem Regional para reunião de trabalho e de preparação para a audiência.  

Outra ação a ser encaminhada pela Comissão Executiva do Trem  é a de apresentado da nova formação do Comitê do Trem Regional  em visita, a ser agendada, no Ministério dos Transportes. Na oportunidade o Ministério será convidado a participar das audiências públicas que acontecerão de agosto a novembro nas cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves.

Na reunião, também ficou acordado que o Comitê trabalhará conjuntamente com os projetos de trem de passageiros, de carga e de turismo; que o grupo apoiará sugestão da Amesne e encaminhará ofício à Universidade Federal do Rio Grande do Sul solicitando que o campus da UFRGS na Serra seja implantado próximo a área da via férrea do Trem Regional; e que será produzido material institucional para a divulgação do trabalho do Comitê Trem e Desenvolvimento Regional da Serra Gaúcha.

 

 
Eleita diretoria do Comitê Trem Regional PDF Imprimir E-mail

O presidente do Conselho Deliberativo da AUNe, prefeito Alceu Barbosa Velho coordenou na tarde de segunda-feira (15.07) a reunião do Comitê Trem e Desenvolvimento Regional da Serra Gaúcha, realizada no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Participaram do encontro representantes do Aglomerado Urbano do Nordeste do RS (AUNe), do Corede Serra, da Secretaria da Infraestrutura e Logística do RS, e da Metroplan. Na ocasião, foram eleitos o presidente e o vice-presidente do Comitê e os integrantes da Secretaria Executiva do Trem Regional.

O Prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, foi eleito presidente do Comitê e o diretor de infraestrutura da CIC-Caxias, Nelson Fábio Sbabo, foi eleito vice-presidente. O Vice-Prefeito Antonio Feldmann, coordenador da Comissão Especial do Trem Regional de Caxias do Sul, o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, Mauro Moro, e a secretária do Comitê, Claudete Travi, formam a Secretaria Executiva do Trem Regional.

 

 
Reunião do Comitê Trem e Desenvolvimento Regional da Serra Gaúcha PDF Imprimir E-mail
 

Na próxima segunda-feira, 15 de julho, às 14h, na sede da Aglomeração Urbana do Nordeste-AUNe, situada no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, na RS 122, Km 69, acontece a primeira reunião dos os membros titulares e suplentes do Comitê Trem e Desenvolvimento Regional da Serra Gaúcha em 2013. 

Na reunião serão eleitos o novo presidente e vice do  Comitê do Trem e Desenvolvimento Regional da Serra Gaúcha 

 
Manifestação do Comitê Técnico na Audiência Pública do Trem Regional da Serra Gaúcha PDF Imprimir E-mail
 Texto resumo apresentado pela arquiteta urbanista Rosana Guaresi, membro do Comitê Técnico da AUNe, de Bento Gonçalves

 

- O Comitê Técnico da Aune é composto por equipe multidisciplinar de técnicos municipais de planejamento local e regional. O Comitê participa desta audiência pública manifestando apoio ao projeto de implantação do Trem Regional na Serra Gaúcha.

- Na década de 70 o país assumiu opção de transporte rodoviária, abandonando patrimônio ferroviário, esquecendo papel histórico da ferrovia no desenvolvimento regional e crescimento das cidades.

- A Aune possui ligações viárias únicas entre os municípios, grande dinâmica de trocas e tem a necessidade de soluções de mobilidade regional.

- Ramal ferroviário cruza locais com:

população densa

elevado nível econômico e cultural

atividade produtiva diversificada

um dos mais desenvolvidos parques da indústria metalmecânica do país

trechos urbanos com cenário excelente para novo modo de transporte regional e local

- É de suma importância estimular na região o transporte de passageiros sobre trilhos, como alternativa para atender grande número de usuários sem onerar as vias públicas existentes.

 

- Este projeto será estruturador de uma rede integrada de transportes e poderá reduzir o número de viagens por carro particular no trecho.

- O projeto completo: moradia, saneamento, meio ambiente, trabalho e renda, desenvolvimento tecnológico, turismo, reorganização dos espaços e de mobilidade local e regional.

 

- Planejamento regional: uma grande faixa planejada ao longo da ferrovia. Os interesses comuns, como a atividade turística que é característica forte na economia da região, podem ser reforçados mutuamente.

 

- Oportunidade de implantar políticas públicas regionais discutidas em conjunto, trabalhando aspectos relacionados à mobilidade sustentável e atrelando o planejamento urbano com o de transportes.

 

- É importante que a sequência do projeto agregue estudos e discussões sobre parâmetros de sustentabilidade.

 

- Pode-se trabalhar políticas globais com todas as variáveis envolvidas na mobilidade, como acessibilidade, uso do solo, integração a outros modos e meio não motorizados. Assim o projeto virá a representar um avanço para a região da Aglomeração Urbana do Nordeste, tanto na questão da mobilidade, no planejamento regional, quanto na sustentabilidade.

 

Entendemos que o projeto é de vital importância para a região e uma oportunidade de resgatar o papel histórico do transporte ferroviário como veículo de desenvolvimento e integração e como diretriz de planejamento regional e uma ferramenta de transformação do território.

 

O comitê técnico da Aglomeração Urbana do Nordeste do RS coloca-se à disposição na continuidade da parceria para elaboração do projeto do Trem Regional da Serra Gaúcha.

 

 
Trem Regional: definidas estratégias para continuidade PDF Imprimir E-mail


  No dia 22 de maio de 2013, às 8h45min, na sala de reuniões da AUNe, localizada no Campus 8 da UCS – Universidade de Caxias do Sul, reuniu-se o Comitê Técnico da AUNe, com a presença do Sr. Paulo Thimóteo, Consultor da Trensurb para o Trem Regional.
   Ficou esclarecido que o estudo de viabilidade encontra-se no Ministério dos Transportes, sendo que agora depende da articulação dos municípios no sentido de que o próximo passo, ou seja, a elaboração de Projeto Executivo, seja incluída no próximo PAC pela Secretaria de Planejamento ou de Infraestrutura e Logística do Estado.
  Como encaminhamento, foi proposta a definição de agenda para a realização de uma reunião do Comitê Técnico da AUNe com o Comitê do Trem, para a definição de um cronograma para a elaboração dos projetos, objetivando a inclusão no PAC.

   Paralelo a isso, deverá ser agendada uma reunião com o Secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sr. Caleb de Oliveira, a fim de solicitar o apoio necessário aos encaminhamentos àquela Secretaria.
 
Conselho Deliberativo 2013: Eleita nova coordenação PDF Imprimir E-mail


   No dia 20 de maio de 2013, reuniram-se às 15h30min, no Campus 8 da UCS, os Prefeitos e Presidentes de Câmara para reunião Ordinária.
   Nesta reunião foi eleita a nova presidência do Conselho Deliberativo para o ano de 2013.

       Presidente: Sr. Alceu Barbosa Velho, Prefeito de Caxias do Sul
       Vice-Presidente: Sr. Valdecir Rubbo, Presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves
       Secretário:Sr. Claiton Gonçalves, Prefeito de Farroupilha


   O Presidente do Conselho enfatizou a necessidade da unidade de todos os municípios para atingir os objetivos e metas regionais.
    Também foram indicados os nomes dos representantes dos munípios para compor o Comitê do Trem Regional. Como representantes do Conselho Deliberativo da AUNe o  Prefeito de Caxias do Sul Alceu Barbosa Velho é o membro Titular e o Prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves é o membro suplente.
      A Sra. Jussara Pires, representando a METROPLAN, participou da reunião  informando que o parecer sobre a criação da Região Metropolitana de Caxias deverá estar concluído até o final do mês de junho de 2013.

Ficou definido pelo conselho que, assim que o parecer estiver concluído, será agendada  reunião específica do Conselho Deliberativo para tratar deste assunto.

 
Cartografia Regional: Entrega de Diplomas aos participantes PDF Imprimir E-mail


   No dia 20 de maio de 2013, reuniram-se às 14h, no Campus 8 da UCS, na Sala Marelli, os Prefeitos e Presidentes de Câmara de Vereadores, Reitor e Professores da UCS e técnicos municipais que participaram do Curso de Capacitação Técnica em  Cartográfia.

   Na ocasião foram entregues os diplomas aos formandos, concluindo-se a ultima etapa do projeto de Cartografia Regional.
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA PDF Imprimir E-mail
       

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO TREM REGIONAL

 

A Aglomeração Urbana do Nordeste(AUNe), instituição regional composta pelos municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Santa Tereza e São Marcos, convida para Audiência Pública de apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental do sistema de transporte ferroviário de passageiros, de interesse regional, no trecho entre Caxias do Sul/RS – Bento Gonçalves/RS.

O estudo foi realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina e revela a real possibilidade do Trem Regional. Para isso é importante a participação da sociedade nesta AUDIÊNCIA PÚBLICA REGIONAL.

Venha conhecer os detalhes e as propostas do trabalho e manifestar a sua opinião.

 

Data: 06 de maio de 2013 (segunda-feira)

Horário: 8h30min às 11h30min

Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, RS

Rua Alfredo Chaves, 1323 - Bairro Exposição

           

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO TREM REGIONAL

 

PARTICIPE CONOSCO!

UNIDOS PELA MOBILIDADE NA SERRA GAÚCHA

 
Participe da Consulta Pública sobre o Trem Regional Caxias do Sul/Bento Gonçalves PDF Imprimir E-mail

 

Desde sexta-feira, 12/04, já está disponível o estudo de viabilidade econômico-financeira encomendados pelo Ministério dos Transportes para a implantação do trem regional entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Até o dia 30/4/2012, você poderá participar da Consulta Pública. O objetivo do Ministério dos Transportes é o de colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento dos trechos de ferrovias de cargas já existentes, devidamente adequados para o transporte de passageiros em trens de média velocidade.

O período para o envio de contribuições será até 18h do dia 30/04/2013. para participar acesse o site www.transportes.gov.br/index/conteudo/id/78215 , para ler o estudo na íntegra e para preencher o formulário com suas sugestões.

O formulário preenchido deve ser enviado para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Os estudos, quando concluídos, serão apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los, promovendo as articulações necessárias entre as diversas esferas de governo, a iniciativa privada, as instituições de financiamento e com a Agência competente

Há previsão de que seja realizada a audiência pública presencial em maio de 2013 para ouvir os moradores e governos locais sobre os projetos.

Sua participação é muito importante !

 

Informações do site do Ministério dos Transportes.

 
Comitê Técnico discute criação de Região Metropolitana PDF Imprimir E-mail

 

No dia 25 de março,  segunda-feira, às 10h, na sala da AUNe, Campus 8 da UCS, o Comitê Técnico realiza reunião extraordinária para receber o Deputado Estadual Vinícius Ribeiro. No encontro será discutida a proposta do Deputado para a  criação da Região Metropolitana de Caxias do Sul.
 
AUNe inicia atividades de 2013 PDF Imprimir E-mail

 

   Na reunião ordinária do dia 27 de fevereiro de 2013, o Comitê Técnico definiu as datas para início da ultima etapa do projeto da Cartografia Regional, que é a capacitação dos técnicos municipais e a Geração da nova Cartografia Regional.
  O curso terá duração de 48 horas, distribuídos em 6 dias, com duração de 8 horas cada: 11, 18, 25 de abril e 2, 9 e 16 de maio.
  Os municípios poderão inscrever no máximo 2 participantes, até o dia 20 de março, enviando o nome completo e dados de contato dos inscritos pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  .
  A capacitação abrangerá os seguintes temas e assuntos:
     Etapa 1: Fundamentos Básicos (2 dias) : Introdução ao Sensoriamento Remoto, A Interface do ENVI 5, A Interface do “ENVI Classic”, Georreferenciamento de Imagens, Conversão de Projeções, Geração de Mosaico de Imagens.
     Etapa 2: Extração de Modelos Digitais de Elevação (2 dias): Introdução ao Processo de Geração de DEMs a partir de imagens estereoscópicas, Funcionamento do Módulo “DEM Extraction”, Extração de Contornos de Elevação – Fatiamento de Cores, Modelagem Topográfica, Composição Hillshade.
     Etapa 3: Ortorretificação (2 dias): Introdução ao Processo de Ortorretificação, Ortorretificação por RPCs, Visualização em Perspectiva 3D, Introdução ao Módulo de Ortorretificação, Introdução à Classificação Orientada a Objeto a partir do Módulo ENVI Fx.
   Também ficou pré-definida a reunião do Conselho Deliberativo (prefeitos e presidentes de câmara) para o dia 20 de março.
 
Mobilidade e Sustentabilidade Local e Regional PDF Imprimir E-mail

   Na reunião ordinária do dia 05 de dezembro de 2012 o Comitê Técnico assistiu ao trabalho de conclusão de Pós-Graduação na UNB da Arquiteta e Urbanista Rosana Guarese, representante da Prefeitura de Bento Gonçalves neste comitê, intitulado "Mobilidade e Sustentabilidade Local e Regional: o caso da Aglomeração Urbana do Nordeste do Rio Grande do Sul".
   O trabalho desenvolvido vai de encontro com um dos Temas definidos como prioritário para a AUNE para o ano de 2013, que é a necessidade de desenvolvimento dos Planos Municipais e Regional de Mobilidade Urbana.
   Pela alta qualidade técnica do estudo apresentado é de consenso no Comitê Técnico que o mesmo deva servir de subsidio para o desenvolvimento do tema no decorrer do próximo ano.
   A síntese do trabalho poderá ser acessada na seção de "Downloads => Planejamento Regional" deste web site.
 
Plano de Trabalho 2013: definidas as prioridades PDF Imprimir E-mail

Na reunião ordinária do dia 28 de novembro de 2012 o Comitê Técnico concluiu a discussão do Plano de Trabalho para o ano de 2013.
   Foram definidos os seguintes Temas e Projetos como prioritários para o decorrer do ano de 2013:
      - Cartografia Regional: definido o mês de Março / 2013 para o desenvolvimento da ultima etapa de capacitação e consequente conclusão do projeto.
      - Planos Municipais de Saneamento Básico: acompanhamento do desenvolvimento dos PMSB's dos municípios que ainda não concluíram seus Planos
.
      - Desenvolvimento do Plano Ambiental e de Saneamento Regional.
      - Trem Regional: como a prioridade do Ministério dos Transporte no constante ao Modal Ferroviário para as áreas urbanas são as regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas e com a conclusão do Estudo de Viabilidade para a AUNE concluído, o tema torna-se prioritário e estratégico.
        - Planos Municipais e Regional de Mobilidade Urbana: de acordo com a lei 12.587 / 2012, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana e que determina o prazo máximo de Dezembro/2014 para conclusão dos mesmos, sob pena de os municípios ficarem impedidos de obterem recursos orçamentários federais destinados à Mobilidade Urbana, o Tema passa ser uma das prioridades no Comitê.

 
Trem Regional Avança PDF Imprimir E-mail

   Caxias do Sul receberá em dezembro uma audiência pública em que será apresentado o projeto do trem regional. A informação foi passada ontem pelo Ministério dos Transportes ao diretor de Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Nelson Sbabo, em Brasília.
   O projeto do trem Caxias-Bento está proTrnto e foi citado ontem no seminário Trens de Passageiros – Uma Necessidade que se Impõe, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O estudo é o mais avançado dentre os nove considerados prioritários pelo Ministério, ao lado do trecho Maringá–Londrina, no Paraná.
   A audiência deverá ter a presença do coordenador de Trens Regionais de Passageiros do Ministério do Transporte, Euler Sampaio, e de técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina que realizaram o estudo de viabilidade. Todos os municípios contemplados pela linha serão convidados. A ligação passa por Farroupilha e, de Bento, terá extensões para Garibaldi e Carlos Barbosa.
   – Valeu a pena. O estudo está concluso – resumiu Sbabo, que viajou a Brasília ao lado dos secretários municipais Jorge Dutra (Planejamento) e Paulo Dahmer (Habitação, mas que acompanhou o processo quando respondia pela pasta do Planejamento).
   O governo pretende usar parcerias público-privadas para tocar os projetos. Os detalhes técnicos, como traçado e tipo de veículo, serão divulgados somente na audiência, que ainda não tem data marcada.
   Hoje (22/11/2012), Sbabo será recebido às 10h pelo superintendente de Transporte Ferroviário de Cargas da ANTT, Noburo Ofugi. O empresário quer conhecer o traçado definitivo da ferrovia Norte–Sul, que chegará ao porto de Rio Grande, e entregará documentos que embasam a reivindicação de um ramal que atenda à região Nordeste do Rio Grande do Sul.

Fonte: Jornal Pioneiro - 22/12/2012.
 
Plano de Trabalho 2013 PDF Imprimir E-mail

   Na reunião ordinária do dia 21 de novembro de 2012, o Comitê Técnico discutiu o Plano de Trabalho para o ano de 2013.
   Foram definidos dois projetos como extremamente importantes e estratégicos a serem concluídos no decorrer do ano:
      - Conclusão da Cartografia Regional até Março / 2013.
      - Desenvolvimento do Plano Ambiental Regional.
   Estes dois temas foram definidos como prioritários pelo fato de servirem como base e fonte para o desenvolvimento dos Planos Municipais de Saneamento Básico e contribuírem posteriormente para formatação do Plano Regional de Saneamento.

 
Planos Municipais de Saneamento: apresentado o Plano de Saneamento do Município de Garibaldi PDF Imprimir E-mail
 
   Nas reuniões ordinárias dos dias 7 e 14 de novembro de 2012, o Comitê Técnico assistiu a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do Município de Garibaldi.
   Na oportunidade, foi apresentado pela equipe de técnicos da Prefeitura que coordenou os trabalhos a compilação do produto final resultante do plano, bem como debatidos a metodologia empregada, os problemas e dificuldades enfrentados e as possíveis soluções para resolvê-los ao alongo do desenvolvimento do trabalho.
   Na avaliação do Comitê Técnico, foi um momento extremamente importante, visto se tratar do primeiro município da Aglomeração a concluir o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), contemplando todas as áreas que o mesmo deve gerir: Gestão das Águas, Drenagem, Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos.
   Ao mesmo tempo, possibilitou algumas reflexões importantes sobre as estratégias a serem tomadas para que o Plano Municipal de Saneamento Báscio (PMSB) consiga evoluir de forma sistêmica e continuada, no contexto da Gestão Pública.
   O PMSB de Garibaldi pode ser visualizado no seguinte endereço: 
http://www.garibaldi.rs.gov.br/secretarias-e-orgaos/meio-ambiente/plano-municipal-de-saneamento-basico-participativo/.
 
Plano Regional de Saneamento: comitê técnico aprofunda debates PDF Imprimir E-mail

   Em reunião ordinária, no dia 10 de outubro de 2012, na sede da AUNE, o Comitê Técnico aprofundou os debates sobre os Temas que nortearão o desenvolvimento do Plano Regional de Saneamento (PRS).
  Também foi relatado o resultado positivo da participação do trabalho da Arquiteta Rosana Guarese, membro do Comitê Técnico e representante da prefeitura de Bento Gonçalves, no congresso PLURIS 2012 (Planejamento Urbano Regional Integrado e Sustentável, em Brasilia,  http://www.pluris2012.unb.br).
  Na ocasião, a Arquiteta apresentou a análise do projeto “Trem Regional e Sustentabilidade”, tema em pauta na AUNe.
  Devido a excelente repercussão do trabalho apresentado, o Comitê Técnico propôs como meta a apresentação na próxima edição do PLURIS, que ocorrerá em 2014, do Case “Cartografia Regional, Planos Ambiental e de Saneamento Regional”, outro tema de grande relevância que está em discussão e em fase de desenvolvimento pela AUNe.
 
Planos Municipais de Saneamento: comitê técnico conclui debates PDF Imprimir E-mail


   Em reunião ordinária, no dia 05 de setembro de 2012, na sede da AUNE, o Comitê Técnico concluiu as análises referentes aos debates técnicos realizados com vistas ao desenvolvimento das Normativas e Instruções Técnicas para o desenvolvimento dos Planos de Saneamento Municipais, que serão repassados aos municípios associados.

   Nos próximos dias será redigido e apresentado ao Conselho Deliberativo, para homologação, documento contendo os Princípios, Diretrizes e Ações para o desenvolvimento dos Planos de Saneamento Municipais. Este material poderá ser utilizado como Termo de Referência e Orientação Técnica.

   Nesta reunião também foi apresentada a arquiteta Daniela Krebs Vanazzi, que será  membro representante da Metroplan no Comitê Técnico da AUNE.

 
Mais Artigos...
«InícioAnterior123PróximoFim»

Página 1 de 3
 

Login de Acesso



 

Usuários Online

Nós temos 13 visitantes online