Plano Regional de Saneamento: comitê técnico aprofunda debates PDF Imprimir E-mail

 

     Em reunião ordinária, no dia 29 de agosto de 2012, na sede da AUNE, o Comitê Técnico aprofundou os debates sobre os Temas que nortearão o desenvolvimento do Plano Regional de Saneamento (PRS).

     O Plano deverá ser desenvolvido em 3 fases, subdivididas em diversas etapas:

- Fase I: Planejamento do Processo de Elaboração da Política e do Plano de Saneamento

- Fase II: Elaboração do PRS

- Fase III: Aprovação do PRS

     As normativas para o desenvolvimento da Fase I já foram concluídas. A mesma contemplará a Etapa 1 (Coordenação, Participação Social e Comunicação). A Fase II está na pauta de discussões e nela será discutida a Etapa 2 (Diagnóstico).

     Também, durante esta reunião, foi apresentado o advogado André Beltrami, que será o membro representante da Metroplan no Comitê Técnico da AUNE.

   

 
Comitê Técnico divulgará AUNE e seus Projetos aos candidatos a prefeito PDF Imprimir E-mail

 

 

     Em reunião ordinária, no dia 15 de agosto de 2012, na sede da AUNE, o Comitê Técnico definiu a estratégia de divulgação da Entidade e de seus projetos junto aos candidatos a prefeito dos 10 (dez) municípios que a compõem.

     A AUNe entregará aos candidatos um documento apresentando a entidade e os seus projetos em andamento. O objetivo é solicitar o comprometimento dos mesmos para que continuem apoiando e participando ativamente de sua gestão, assim como a participação de seus técnicos.

     É de consenso entre os técnicos que esta ação é importante, visto que a maioria dos candidatos não conhecem a entidade e tampouco os projetos de grande importância que estão em desenvolvimento e que serão de vital importância no apoio à gestão de suas futuras adiministrações.

 

 
Plano Regional de Saneamento: Comitê Técnico define Organograma e Cronograma PDF Imprimir E-mail

 

     Em reunião ordinária, no dia 15 de agosto de 2012, na sede da AUNE, o Comitê Técnico iniciou análise da base legal com vistas a elaboração do Organograma e Cronograma funcionais para o desenvolvimento do projeto do Plano Regional de Saneamento.

     O Comitê pretende criar importantes peças técnicas, baseados nas diretrizes e normativas do Ministério das Cidades, com o objetivo de orientar o desenvolvimento do trabalho dentro das “Melhores Práticas” de desenvolvimento de projetos, sempre buscando a excelência.

     Esta fase é de fundamental importância, pois norteará o desenvolvimento do projeto, bem como os prazos para conclusão do mesmo. Por isso, sua elaboração é urgente, pois a etapa de conclusão da Cartografia Regional, que subsidiará como informações técnicas a elaboração do projeto, está nas etapas finais.

 

 
Cartografia Regional: Comitê Técnico define o Plano Ambiental Regional como ação prioritária PDF Imprimir E-mail
 

     Em reunião ordinária realizada no dia 8 de agosto de 2012, na sede da AUNE, o Comitê Técnico, em face da finalização das ações que desencadearão na nova Cartografia Regional de Alta Precisão, definiu como ação estratégica e prioritária a geração do Plano Ambiental Regional.

     A decisão baseou-se no fato de que os municípios poderão gerar diversos Modelos Digitais Analíticos (Mapas de Declividade, Cobertura, Uso Ocupação do Solo, Hidrológico, Vegetação, etc.) baseados na nova Cartografia Regional, bem como na necessidade iminente dos municípios de concluírem seus Planos de Saneamento.

     A geração do Plano Ambiental Regional será vital para que os municípios elaborem os Planos de Saneamento com dados precisos e globais, visto que não possuem elementos suficientes e com qualidade adequada para a realização dos estudos técnicos necessários, principalmente no que diz respeito aos “pilares” dos Planos de Saneamento, que são a Gestão das Águas e a Drenagem.

     Esta ação terá início tão logo se inicie os trabalhos de laboratório para a geração da nova Cartografia Regional, visto que os modelos a serem desenvolvidos dependerão da Capacitação dos Técnicos envolvidos.

     A conclusão deste esforço conjunto será a geração do primeiro Atlas Ambiental Regional que terá a capacidade de “jogar luz” sobre um tema controverso, devido a grande falta de informações, e trazer para o nível do debate técnico uma questão de vital importância.

 
Cartografia Regional: Comitê Técnico define agenda para conclusão PDF Imprimir E-mail

     Em reunião ordinária realizada no dia 08 de agosto de 2012, na sede da AUNE, o Comitê Técnico realizou análise do andamento dos trabalhos de campo da útima etapa do projeto, que é a Coleta de Pontos de Controle com equipamentos GPS de alta precisão nos territórios municipais. Esta coleta tem por objetivo a aferição Cartográfica e está sendo executada pelos municípios.

     O Comitê constatou que alguns municípios estão atrasados na conclusão desta etapa por razões diversas, por isso o cronograma para a finalização da coleta foi estendido, no máximo, até 30 de setembro. Até lá, segundo os dados apurados, todos os municípios participantes do projeto terão concluído esta tarefa.

     A conclusão desta etapa pelos municípios envolvidos no projeto é extremamente importante e vital para o sucesso do projeto, pois a Unificação Cartográfica com o rigor de precisão que a AUNe pretende alcançar somente será possível se a geração do novo Modelo Digital de Terreno (MDT) for operacionalizada em conjunto. Por isso, o retorno ao laboratório para a geração do novo MDT e a nova Cartografia Regional ficou marcada para o inicio de outubro.

 
Conselho Deliberativo convoca reunião para junho PDF Imprimir E-mail

 

O Conselho Deliberativo realiza reunião no próximo dia 11 de junho de 2012, às 14h, na sala do Reitor, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Participam da reunião os prefeitos dos dez municípios da Aglomeração Urbana do Nordeste e os seus respectivos presidentes das Câmaras de Vereadores. No encontro serão abordados aspectos sobre o Plano de Saneamento dos Municípios, andamento do Projeto de Cartografia Regional, anúncio da primeira Diretriz viária Regional, comunicação telefônica nas Aglomerações  e assuntos gerais.   

 
Conselho Deliberativo realiza última reunião de 2011 PDF Imprimir E-mail

 

 

O Conselho Deliberativo realiza reunião no próximo dia 12 de dezembro, às 14h, na sala do Reitor, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Participam da reunião os prefeitos dos dez municípios da Aglomeração Urbana do Nordeste e os seus respectivos presidentes das Câmaras de Vereadores. No encontro serão relatados o andamento do curso de Capacitação para os Planos Municipais de Saneamento e a fase em que está o processo de recebimento de imagens do projeto de Cartografia Regional, além de aprovar o planejamento do Comitê Técnico para o ano de 2012.

Leia mais...
 
Reitor da UCS participa de reunião do Comitê Técnico da AUNe PDF Imprimir E-mail

 

O reitor Isidoro Zorzi participou da última reunião de 2011 do Comitê Técnico da AUNe, realizada no dia 7/12, na sala do Aglomerado, no Campus 8 da Universidade. Durante o encontro os técnicos relataram as atividades do Comitê em 2011 e apontaram as prioridades do grupo para o ano de 2012. Para o Comitê, a realização do curso de cartografia regional, a continuidade do curso de capacitação para os Planos de Saneamento, a continuidade das discussões sobre novas estruturas viárias para Aune, e dos trabalhos relativos aos Planos Rurais, são as ações que merecerão destaque no planejamento do próximo ano.

Leia mais...
 
UCS e AUNe iniciam primeiro curso de capacitação para elaborar Planos Municipais de Saneamento PDF Imprimir E-mail

Foto Ilka Filippini

No dia 25 de novembro, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, o presidente da Aglomeração Urbana do Nordeste, prefeito de São Marcos Evandro Ballardin e a coordenadora do curso, professora e bióloga Neide Pessin participaram da abertura do curso de capacitação de técnicos para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento. Estavam presentes na solenidade representando a Metroplan, o engenheiro agrônomo e mestre em Planejamento Regional, Júlio Cesar Volpi, o presidente do Comitê da Bacia Taquari Antas, Daniel Schimitz, a vice presidente do Comitê da Bacia Caí, Claudia Maria Hansel, a coordenadora do Comitê Técnico da AUNe, Flávia Breda, o coordenador do projeto de Cartografia Regional e assessor técnico da AUNe, professor Carlos Eduardo Pedone, a assessora técnica da AUNe, arquiteta Ilka Filippini e técnicos dos seis municípios que participam do curso: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi e São Marcos.

Leia mais...
 
Comitê Técnico da AUNe promove reunião sobre o Aeroporto Regional PDF Imprimir E-mail

         

          O Comitê Técnico da AUNe realiza reunião no próximo dia 3 de agosto, às 9h, na sala do Reitor, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul para discutir sobre a instalação do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha.

          Participam da reunião o presidente do Conselho Deliberativo da AUNe, Prefeito Evandro Ballardin, um representante do Departamento Aeroportuário do Estado, um engenheiro do município de Gramado e outro de Caxias do Sul, bem como os membros do Comitê Técnico dos dez municípios do Aglomerado Urbano.

 

 

 
Parceria entre UCS e AUNe capacita técnicos para elaboração de Planos Municipais de Saneamento PDF Imprimir E-mail

 

          O Comitê Técnico da AUNe organiza em parceria com a Universidade de Caxias do Sul um curso de capacitação dos técnicos municipais para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento. Os Planos são previstos pela Lei Federal 11.445 de 2007, que estabelece as diretrizes e a política federal para o saneamento básico e obriga aos municípios a formulação de políticas públicas neste tema.

    
Leia mais...
 
Secretário Estadual de Obras participa de reunião do Conselho Deliberativo da AUNe PDF Imprimir E-mail
 

 

          

          O presidente da AUNe, prefeito de São Marcos, Evandro Ballardin e a vice-presidente Maristela Rodolfo Pessin, Presidente da Câmara de Vereadores de Farroupilha receberam o Secretário Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, Elir Domingo Girardi, Diretor Superintendente da Metroplan e Rodrigo Schnitzer, Diretor de Gestão Territorial da Metroplan na reunião do Conselho Deliberativo, na tarde do dia 18 de agosto, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul.

Leia mais...
 
Governo do Estado e Metroplan participam de reunião na AUNe PDF Imprimir E-mail

 

           

          O Conselho Deliberativo da AUNe realiza reunião no próximo dia 18 de julho, às 14h, na sala do reitor, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Participam da reunião Prefeitos e Presidentes de Câmaras de Vereadores dos 10 municípios do Aglomerado. O encontro também contará com a presença do Secretário Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, Diretor Superintendente da Metroplan, Elir Domingo Girardi, o Diretor de Gestão Territorial Rodrigo Schnitzer, a Coordenadora de Gestão Territorial arquiteta Maria Elisabete Gomes de Aguiar e o Gerente do Escritório em Caxias do Sul, Marcus Aurélio Sartor.

Leia mais...
 
Diretor da Metroplan visita AUNe PDF Imprimir E-mail

 

 

         O presidente do Conselho Deliberativo da AUNe, prefeito de São Marcos, Evandro Ballardin e a Coordenadora do Comitê Técnico Flavia Breda, receberam na manhã do dia 15 de junho, na sede da AUNe, no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul o Diretor de Gestão Territorial da Metroplan Rodrigo Schnitzer, a Coordenadora de Gestão Territorial arquiteta Maria Elisabete Gomes de Aguiar e o Gerente do Escritório em Caxias do Sul, Marcus Aurélio Sartor. Também estavam presentes os assessores do Instituto de Administração Municipal - IAM UCS para a AUNe os arquitetos Carlos Alberto Pedone e Ilka Beatriz Filippini e os técnicos dos municípios do Aglomerado.

 

          Durante a reunião, o diretor da Metroplan relatou que a entidade passou a fazer parte da Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano na gestão do governo Tarso Genro. O novo Secretário da pasta é o arquiteto Luiz Carlos Busato, pós-graduado em Urbanismo, e o  Diretor Superintendente da Metroplan,  Elir Domingo Girardi, foi prefeito de Igrejinha. Segundo Rodrigo Schnitzer, a equipe atual de trabalho da Metroplan está bastante sensível ao tema planejamento, bem como é conhecedora das demandas e dificuldades dos municípios.

Leia mais...
 
AUNe elege vice-presidente de Ballardin PDF Imprimir E-mail

 

          

          O Conselho Deliberativo da AUNe elegeu o seu vice-presidente durante reunião do dia 4 de abril. A nova diretoria da AUNe para 2011 é composta pelo Presidente da AUNe, Evandro Bonella Ballardin, Prefeito de São Marcos, vice-presidente Maristela Rodolfo Pessin, Presidente da Câmara de Vereadores de Farroupilha e o Prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilotto, como Secretário.

Leia mais...
 
AUNe e Universidade de Caxias do Sul lançam projeto de Cartografia Regional PDF Imprimir E-mail

 

         A Aglomeração Urbana do Nordeste/AUNe e a Universidade de Caxias do Sul lançaram no dia 13 de dezembro de 2010 o projeto “Cartografia Regional”, que prevê a Unificação e Qualificação da Cartografia hoje existente. O lançamento oficial aconteceu às 14h30min, na sala do Reitor, situada no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, na RS 122, Km. 69.

          O projeto cartográfico regional abrange 14 municípios da região, sendo nove da AUNe (Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Santa Tereza e São Marcos) e cinco da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste/AMESNE (Antonio Prado, Fagundes Varela, Guaporé, Nova Roma do Sul e Veranópolis), compreendendo uma área territorial de aproximadamente 3.500Km², beneficiado uma população de mais de 350.000 habitantes. O projeto, a ser desencadeado a partir da assinatura do convênio entre a Universidade de Caxias do Sul e os 14 municípios da região, se constitui na terceira etapa de uma proposta ampla de unificação da base cartográfica regional. Será desenvolvido com a aquisição dos pares estereoscópicos por imagens de satélite de alta resolução (0,5 metros), estruturação de um laboratório de informática permanente na Universidade de Caxias do Sul e capacitação dos Técnicos municipais para processamento das imagens com vistas à obtenção do modelo digital do terreno - MDT, cuja finalidade é obter curvas de nível com equidistância máxima de 5 metros, podendo chegar a 2,5 metros.

Leia mais...
 
Aglomeração Urbana do Nordeste elege presidência para 2011 PDF Imprimir E-mail

          

 

 

 

 

O Conselho Deliberativo da Aglomeração Urbana do Nordeste – AUNe, em reunião realizada no dia 13 de dezembro de 2010, elegeu a nova presidência da AUNe para o ano de 2011.

O prefeito de São Marcos, Evandro Bonella Ballardin, foi eleito Presidente por unanimidade dos presentes. Para o cargo de Vice Presidente foi aprovada a indicação de um presidente de Câmara de Vereadores a ser eleito na primeira reunião do Conselho no ano de 2011, devido às novas nomeações das presidências das Câmaras de Vereadores. Para o cargo de Secretário do Conselho Deliberativo da AUNe foi indicado o prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilotto.

Leia mais...
 
Comitê Técnico da AUNe participa de Congresso Mundial PDF Imprimir E-mail
Leia mais...
 
Monografia sobre gastos públicos em educação na AUNE é premiada pela ESAF PDF Imprimir E-mail

                                                              

  Ana Paula Molon, acadêmica de Ciências Econômicas, foi premiada no Concurso de Monografia em Educação Fiscal da Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Ministério da Fazenda. Orientada pelo professor Moisés Waismann, do Centro de Ciências Econômicas, Contábeis e Comércio Internacional, a acadêmica obteve o 1º lugar na categoria universitários pela monografia Análise de Qualidade dos Gastos Públicos nos Municípios da Aglomeração Urbana do Nordeste, no ano de 2008.

    A solenidade de premiação será realizada nesta quarta-feira, dia 4, às 16h, no salão nobre da ESAF, em Brasília (DF). O prêmio para o 1°lugar é no valor de R$ 5 mil e troféu.

Leia mais...
 
Trem Regional. Coletivas de Imprensa nos Municípios PDF Imprimir E-mail

 

              A divulgação do início dos estudos de viabilidade do Trem Regional da Serra Gaúcha foi realizada nesta segunda feira, 16 de agosto, nos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves. O presidente do Comitê Trem e Desenvolvimento Regional, prefeito de Bento Gonçalves Roberto Lunelli, o coordenador executivo do projeto Paulo Thimóteo, da Trensurb e a arquiteta Rosana Guarese, do comitê técnico da Aune estiveram presentes em todas as coletivas de imprensa agendadas para divulgar a realização do levantamento de campo para execução, análise e previsão de demanda para o Transporte Ferroviário de Passageiros na região. Na coletiva também foi apresentado filme desenvolvido para divulgação do projeto, que foi entregue juntamente com material informativo aos representantes da imprensa e assessores dos municípios.

Leia mais...
 
Mais Artigos...
«InícioAnterior123PróximoFim»

Página 2 de 3
 

Login de Acesso



 

Usuários Online

Nós temos 11 visitantes online